Restart: um impacto geracional que arrasta multidões até os dias atuais - cabanageek

Banda Restart e o impacto geracional que arrasta multidões até os dias atuais

Se eu te perguntasse: o que você lembra de 2009, qual seria sua resposta? Para muitos, com toda certeza, a primeira coisa seria ‘banda Restart‘. Isso porque a era do Happy Rock, levantada pelo quarteto Pe Lanza, Koba, Pe Lu e Thomas se tornou uma febre nos anos seguintes.

Roupas coloridas, calças skinny chamativas, penteados extravagantes e músicas que misturam guitarras e letras de amor. Uma combinação que para muitos parecia algo estranho, mas que para parte de uma geração, faz a diferença até hoje.

A banda, formada pelos melhores amigos de escola, retomou um ano de turnês pelo Brasil em 2023 e 2024. Prontos para se despedirem dos seus fãs de forma oficial. E bastou apenas essa notícia, casado com a nostalgia, que uma multidão se preparou para reviver a infância e adolescência.

Banda Restart se despede em grande estilo dos fãs em São Paulo - cabanageek
Imagem: Mariana Lapeloso/Cabana Geek

Hoje em dia, muitos fãs são maiores de idade, têm família e filhos, trabalham exaustivamente, mas não deixaram esse amor de lado. O que prova que esse impacto foi um verdadeiro marco para a geração que teve a oportunidade de conviver ao lado da Restart um momento único.

O Cabana Geek teve a oportunidade de acompanhar o último show do quarteto, que aconteceu no último dia 26 de outubro. E é nítido como aquele momento, aquele tempo ao lado deles, cantando as músicas a plenos pulmões foi extremamente importante para uma galera. Muitos fãs mesmo, na época em que a Restart era destaque, sequer podiam ter esse contato com o quarteto.

Além de ser uma despedida de forma intensa, verdadeira, sincera, ainda foi um presente pra todos aqueles que não puderam viver esse momento quando mais novos. É quase como curar sua criança interior. O que deixa um lado ainda mais feliz por ver uma banda que impactou sua geração em cima dos palcos.

O tempo passou, mas não apagou o sentimento!

Durante o último show, o Cabana Geek teve a oportunidade de conversar com alguns fãs que toparam falar sobre a Restart e esse sentimento incrível. Thalita Oliveira, de 28 anos, conta que o fato de ser uma despedida oficial agora, foi impossível não sentir isso. Ela conta que apesar de não querer isso, o amor se fortaleceu ainda mais.

Apesar de já esperar, é impossível não sentir essa despedida. É um misto de sentimentos muito grande, óbvio que não queria isso, mas o que prevalece é a gratidão por ter feito parte desse momento e o amor que se fortaleceu ainda mais nessa turnê. Só posso desejar que todos tenham um caminho ainda mais lindo pós-despedida.

Lilian Moreira, de 27 anos, teve uma chance que qualquer fã desejaria ter. Ela foi escolhida como a ‘Garota Esse Amor em Mim‘, que faz parte de uma dinâmica em que Pe Lu escolhe alguém para subir ao palco. Depois disso, a Restart canta a canção para essa pessoa em específico. O coração de fã fica ainda mais quentinho com isso e ela contou ao CG como foi essa sensação.

Eu esperei uma vida inteira por esse momento e sei que foi merecido. Quem subiu no palco ontem, foi a Lia de 27, ao lado da Lia de 13, que cultivou dedicação e amor pela banda. Ter os primeiros e mais puros amores da minha vida cantando olhando nos meus olhos, foi o fechamento de ciclo que a nossa história precisava! O que eu senti, ainda não sei descrever, para ser sincera. Mas foi bonito demais, transbordou, me fez sentir viva de novo!

Fã Lilian Moreira no momento ‘Garota Esse Amor em Mim’ (Imagem: Banda Restart/Instagram)

São os pequenos detalhes que fazem a Restart ter esse marco fixado na vida das pessoas. A dinâmica mesmo era uma coisa que eles faziam quando eram mais novos em seus shows mensais, chamados de Happy Rock Sunday. Os shows aconteciam na antiga HSBC Brasil, casa que hoje é o Tokio Marine Hall, em São Paulo.

A moda da Restart é uma ousadia relembrada até hoje!

É extremamente nítido quando você o público acompanhando todo esse fervor. Muitos fãs aproveitaram para ressuscitar as calças coloridas e darem ainda mais vida para esse encontro tão especial. O que mostra que o impacto que a Restart causou foi extremamente forte.

Quando questionada sobre esse detalhe extremamente relevante, Lilian nos diz que acredita que essa ousadia dos integrantes os tornou diferentes. Já Thalita também cita a moda ousada da banda.Mmas que isso inspirou os fãs a serem quem eles queriam ser. E isso é um fato, já que quando você fala de jovens se descobrindo, isso é algo que importa demais. Principalmente pra uma galera que encontrou um acalento na música.

Dito isso, as fãs acreditam também que o legado que eles deixam é muito importante e lindo. A Restart pode não existir mais da forma que muita gente se lembra. Entretanto, não dá pra negar: o quarteto paulistano fez história. Naquela época já existiam os haters, mas não dá pra ignorar o impacto que eles foram no meio musical.

Imagem: IstoÉ Independente/Reprodução

Thalita aponta que foi uma incrível trajetória e acredita que isso sempre estará dentro dos fãs. Afinal, como os próprios fãs fazem questão de lembrar: a Restart só deixará de existir quando o coração da última fã parar de bater.

É um legado lindo, um legado que não importa o tempo que for, sempre permanecerá vivo dentro dos fãs e dentro da música. Além de único, é inesquecível ver toda trajetória e momentos especiais que a banda marcou na música.

Já na visão de Lilian, Pe Lanza, Pe Lu, Koba e Thomas deixam um legado de muita paixão pelo o que eles fazem. E isso é o que fez com que o Brasil inteiro soubesse quem era a Restart.

Todo mundo sabe quem é a Restart. Todo mundo já ouviu Levo Comigo. Eles deixam um legado de muita paixão pelo o que fazem, com músicas cheias de sentimento, diversão, verdade e identidade. Eles se tornaram referência no nicho e fora dele!

A despedida é inevitável, mas a história e carreira da banda permanecem intactas

Uma coisa é fato: os fãs não queriam se despedir. Porque é um momento da adolescência que tem lembranças incríveis para muitas pessoas. E até hoje quando se falam de calças coloridas, é o nome da Restart que vem em primeiro lugar. Mesmo com o crescimento dos integrantes, os fãs permaneceram. De todas as formas possíveis.

O Cabana Geek perguntou para Lilian como a Restart influenciou na vida dela e o que ela leva de lição desse fenômeno que cruzou o Brasil. A resposta foi que eles despertaram sonhos e a guiaram para a profissão dela. Quase como que um efeito borboleta:

O cartaz que me tornou a Garota Esse Amor Em Mim, falava exatamente sobre como a Restart mudou a minha vida e deu início a um efeito borboleta. Sim, tiveram as roupas, era quase uma regra. Mas eles despertaram sonhos tão grandes na época, muitos já realizados. Eles me guiaram para a profissão que eu gostaria de seguir, me ensinaram que música tem significado e propósito. Acima de tudo, eles me tornaram fã pela primeira vez. Me permitindo pertencer a um grupo de pessoas, a um lugar e onde eu me encontrei. Devo muito a eles! Uma das minhas amigas, que conheci por causa da banda, estava comigo ontem no nosso primeiro, único e último show juntas depois de 13 anos sonhando com esse momento.

A mesma pergunta foi feita para Thalita, que nos respondeu que a influência foi muito além. Desde amizades, forma de se vestir, amores. Mas, o mais importante: o laço com a irmã dela, com quem ela dividiu essa fase tão gostosa da vida.

A Restart influenciou em tudo… Forma de pensar, de se vestir, nas amizades e até no amor. Eu cresci com eles, amadureci com eles e eles fazem parte da minha vida de uma forma que é impossível esquecer. Além das amizades, pra mim, eles fortaleceram um laço ainda mais bonito: com a minha irmã. Dividimos essa fase e eles marcaram nossas vidas para sempre.

Imagem: Rodrigo Takeshi/Reprodução

Não dá pra negar o quão a Restart influenciou e mudou vidas através da música. Uma das formas mais bonitas que existem de expressões. Aproveito aos leitores do Cabana Geek para pedir licença e deixar a profissão de lado, para falar como fã desse meteoro musical.

Eu, Mariana Lapeloso, sempre fui uma fã ferrenha da banda. Desde muito nova. E eu cresci com muitos sonhos, assim como a Lilian e a Thalita. Acredito que parte da profissional que eu sou hoje, formada e pós-graduada na área do jornalismo, venha por conta da Restart. Então, obrigada por isso. No fim, além do trabalho, é a fã falando com todo mundo com quem divido esse amor.

A Restart foi e é parte importante na vida de muita gente, inclusive na minha. Então, seremos responsáveis por manter todo a história de vocês viva. E independente de qualquer coisa, estaremos sempre juntos!

A banda fará seu último show no dia 2 de novembro, na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro. Compre os ingressos clicando aqui. E para mais novidades, continue acompanhando o Cabana Geek.