Bienal-do-Livro-Rio-2025-anuncia-Chimamanda-Ngozi-Adichie-cabanageek

Bienal do Livro Rio 2025 anuncia Chimamanda Ngozi Adichie

A escritora e feminista marca presença no dia 13 de junho

A Bienal do Livro Rio 2025 anuncia a escritora e feminista Chimamanda Ngozi Adichie na abertura do primeiro dia do maior evento literário do país.

A escritora de best-seller nigeriana marca presença no dia 13 de junho, assim como a atriz, apresentadora, jornalista e defensora das mulheres negras pela ONU Brasil, Taís Araújo para um encontro inspirador e que atravessará fronteiras!

Logo no ano em que o Rio de Janeiro ganha o título de Capital Mundial do Livro pela UNESCO, a Bienal do Livro Rio 2025 receberá para sua abertura um grande nome da literatura mundial, já que a Chimamanda, é reconhecida como uma das mais importantes escritoras do mundo.

Taís exalta:

“Estou em êxtase de ter a oportunidade de entrevistar uma das autoras que mais mexeram comigo, com muitos livros incríveis. A Chimamanda está vindo para a Bienal para lançar o novo livro dela e vale a pena ouvi-la, ela é incrível. Estou muito feliz e honrada com esse convite”.

Com obras publicadas em mais de 50 idiomas, a Adichie acaba de lançar o romance A contagem dos sonhos pela Companhia das Letras, que traz uma narrativa polifônica sobre a diversidade de vivências de jovens mulheres africanas em seus movimentos pelo mundo. 

Bienal-do-Livro-Rio-2025-anuncia-Chimamanda-Ngozi-Adichie-1-cabanageek
Foto: reprodução/ Manny Jefferson e Ju Coutinho

A obra é centrada no diálogo entre tradição e contemporaneidade, abordando as relações de cada uma das personagens com sua ancestralidade, seu território de origem e o desejo de habitar sua própria vida com coragem.

A nigeriana também é autora dos romances Hibisco roxo, Meio sol amarelo, e Americanah; da coletânea de contos No seu pescoço; dos ensaios Sejamos todos feministas, Para educar crianças feministas e “otas sobre o luto; e do livro infantil O lenço de cetim da mamãe, escrito como Nwa Grace-James. Ela vive entre a Nigéria e os Estados Unidos, e toda sua obra é publicada pela Companhia das Letras.

Por outro lado temos a multitalentosa, Taís Araújo que tornou-se um dos nomes mais potentes dentro e fora das telas ao longo dos 30 anos de carreira. Possui um extenso currículo acumulando 14 novelas, 10 peças de teatro, 10 filmes, cinco séries, além de ter apresentado três programas de televisão. 

Também foi eleita duas vezes pelo MIPAD – Most Influential People of African Descent, na Universidade de Columbia, com apoio da ONU, em Nova York, como uma das 100 negras mais influentes do mundo. 

Além disso, recebeu o prêmio de melhor atriz no 49ª Festival Sesc (2023) por sua personagem em Medida Provisória, uma das maiores bilheterias recentes do cinema nacional, longa dirigido por Lázaro Ramos, seu marido e curador do Café Literário da Bienal.

Nesta edição a Bienal do Livro Rio 2025 traz o conceito de Book Park – uma transformação do ambiente num parque de diversões – é isso que vai acontecer no Riocentro, na Barra da Tijuca, de 13 a 22 de junho.

O evento tem estimativa de reunir mais de 600 mil pessoas durante os dez dias. Os ingressos já estão à venda e você pode garantir o seu clicando aqui.

Continue acompanhando o Cabana Geek para ficar por dentro das novidades sobre cultura e entretenimento!