teclados-mecanicos-cabanageek

Por que teclados mecânicos são bons?

Cada vez mais temos ouvido falar e nos deparamos com diversos anúncios sobre os famigerados teclados mecânicos na internet. Mas afinal de contas, o que são esses teclados e por que exatamente eles são tão superiores aos teclados convencionais?

Bom, para respondermos essa pergunta, primeiramente é preciso entendermos a diferença básica entre um teclado comum, também chamado de teclado de membrana e um teclado mecânico.

Teclados de membrana

Os teclados mais comuns, também os quais chamamos de teclado de membrana são aqueles que no geral possuem uma construção mais simples, onde é utiliza-se uma membrana de borracha para fazer o contato da tecla com a placa eletrônica.

Esse mecanismo, embora bastante eficaz, possui alguns problemas como duplos cliques, ghosting e elevado tempo de resposta, o que fica bastante evidente quando o levamos para tarefas que exigem mais do equipamento, como por exemplo jogos competitivos.

Teclados mecânicos

Já os teclados mecânicos são justamente o contraponto dos teclados de membrana, uma vez que estes possuem mecanismos independentes para acionamento das teclas, os chamados switches.

Ao utilizar switches individuais para acionamento das teclas, os teclados mecânicos possuem um tempo de resposta extremamente baixo e imunidade garantida contra o efeito “ghosting

Apesar de outras características notáveis, como por exemplo o som inconfundível e as infinitas possibilidade de customização, as duas principais citadas no parágrafo anterior são as mais relevantes quando falamos de jogos, em especial os competitivos.

Confira algumas fotos de um teclado mecânico customizado com o tema do anime Evangelion.

Por que teclados mecânicos são bons? - Imagem 1
Imagem: Victor Fratta / Reprodução
Por que teclados mecânicos são bons? - Imagem 2
Imagem: Victor Fratta / Reprodução
Por que teclados mecânicos são bons? - Imagem 3
Imagem: Victor Fratta / Reprodução

Por esse motivo os teclados mecânicos tem se popularizado bastante nos últimos anos em meio ao cenário gamer, de forma que grandes marcas começaram a fabricar seus próprios modelos, como por exemplo a Redragon, Logitech e Corsair.

Vale dizer que temos marcas internacionais incríveis fabricando teclados mecânicos, como por exemplo a Kiiboom, DarmoShark, AKKO, AULA, Feker, DROP, Machenike, Epomaker, Yunzii e muitas outras.

Para mais matérias sobre teclados mecânicos, gadgets e muito mais, continue acompanhando o Cabana Geek! (: