Confira a crítica de Bob Marley: One Love - cabanageek

[CRÍTICA] Bob Marley: One Love mostra o ápice do sucesso do músico jamaicano

O Carnaval chegou e com ele, uma das maiores estreias de fevereiro. Bob Marley: One Love chega com tudo, mostrando um pouco mais da vida do maior cantor de reggae do mundo.

Com um pé nas guerras que aconteciam pela Guerra Civil jamaicana, a cinebiografia mostra um mergulho intenso na carreira de Marley. Confira agora o que achamos do filme que chega hoje (12) aos cinemas.

Bob Marley: One Love é um presente interessante aos fãs

Não dá pra negar que Bob Marley é o maior nome do reggae, afinal foi ele quem popularizou o gênero, levando mensagens ao mundo inteiro. E mesmo sendo uma cinebiografia, o longa não foca em mostrar desde o início a história do astro jamaicano.

A ideia é focar em como as guerras que aconteciam na Jamaica o afetaram, além do processo criativo de Marley na criação de ‘Exodus‘, o álbum que o levou ao estrelato mundial. E mesmo que possa parecer um pouco distorcido, é uma ótima forma de entender a cabeça do gênio Bob Marley.

Apesar de focar em um período bem específico da vida do cantor, você o acompanha em seus dramas e dilemas. Não é a toa que a família de Marley, a esposa Rita e os filhos, estão envolvidos na produção da trama. Isso traz um peso ainda maior para que o público possa entender suas decisões e desconfianças.

Veja mais sobre o filme Bob Marley: One Love - cabanageek
Imagem: Reprodução

Além disso, é muito bonita e interessante, mesmo que de forma não aprofundada, ver como Bob Marley se converteu ao Rastafári. E ainda tem um ponto bem importante, que é entender os processos criativos do cantor, até levar Exodus ao sucesso e sua mensagem ao mundo.

Porém, há alguns momentos em que Bob Marley: One Love fica um pouco confusa. Como por exemplo, na cena de Cindy Breakspere, que apenas fica em entrelinhas seu relacionamento com o cantor. E isso pode ser um problema, uma vez que ela é mãe de Damian Marley, um dos filhos que seguiu os passos do pai.

Além disso, há personagens que não ganham um ponto final para o espectador. Um exemplo disso é Don, o empresário de Bob Marley & The Wailers. Existe um conflito ali, porém, depois disso ele fica jogado, não há uma explicação para o que aconteceu depois. O que pode deixar o público confuso, uma vez que ele é figurinha carimbada no decorrer do longa.

Lashanna Lynch e Kingsley Ben-Adir brilham em seus papéis

Apesar de saber que os atores são as estrelas de Bob Marley: One Love, é extremamente nítido que eles se saem muito bem em suas representações. Rita, a esposa de Marley, ao lado dele sempre e independente de qualquer coisa. A ponto dela ter sido vítima de um atentado.

Lashanna Lynch consegue construir uma personagem concreta de si, mas ao mesmo tempo, que é o ombro amigo de Marley. Mesmo sendo sua sombra (como ela mesma diz em um diálogo na trama), Lashanna merece todo destaque, por dar vida a algo potente e único nas telonas.

Imagem: Reprodução

Além disso, uma questão forte e subentendida no longa são as traições de Bob Marley. Mas, até mesmo nesses momentos, Lynch deu completamente tudo de si e encorporou uma Rita Marley disposta a qualquer coisa pelo marido. Duas cenas em que ela se destaca completamente são a cena da discussão dos dois e quando ela está lavando os dreads do cantor.

Porém, é impossível não focar em Kingsley Ben-Adir e como ele fez a lição de casa direitinho. O ator conseguiu chegar o mais perto possível dos trejeitos de Bob Marley no palco, com sua dança e energia fazendo o que mais amava. Ele consegue entregar na vibe completa do cantor e traz uma versão do artista muito boa e que até impressiona.

Vale a pena assistir ao filme?

Para quem conhece superficialmente o astro jamaicano, é uma boa para conhecer um pouco mais do sucesso que ele foi. Para os fãs, pode ser um presente ver o ídolo representado nas telonas.

Afinal, ele foi visto como uma lenda na Jamaica. Até porque foi ele quem fez um show que selou a paz no país, fazendo os rivais políticos darem as mãos no fim da apresentação. E outra: ele elevou o nome do local ao estrelato, se tornou uma figura meteórica, que não escondia de onde veio.

Bob Marley: One Love tem sessões de pré-estreia a partir de hoje (12), mas estreia oficialmente na quinta-feira. Para mais críticas e reviews, continue aqui no Cabana Geek.

Confira o que o Cabana Geek achou de Bob Marley: One Love - cabanageek
  • TítuloBob Marley: One Love
  • Ano: 2024
  • Nota4/5